Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Como realizar reparos em casa com segurança?

Alguns reparos em casa nós mesmos podemos fazer. Isso significa que não precisamos contratar um profissional e, assim, podemos economizar tempo e dinheiro.

Muitos podem achar que isso é “avareza”, mas não é. Estamos falando de reparos que realmente podemos fazer com facilidade e não são necessárias obras maiores ou complexas, que demandam mais especialização. 

Claro que, independentemente de qual seja o conserto, é fundamental priorizar a segurança. Por isso, elaboramos este post com dicas valiosas. Confira como realizar reparos em casa ou reforma com segurança!

Desligue a caixa de luz nos reparos elétricos

Quem já não se encontrou diante dessa necessidade? Uma lâmpada queima — e agora? É preciso chamar o eletricista? Claro que não! Você mesmo pode fazer isso. 

Mas faça com segurança! Apesar de ser uma tarefa muito simples, sempre existe a possibilidade de levar um choque elétrico.

Por isso, antes de trocar a lâmpada, desligue os disjuntores da caixa elétrica. E compre um produto que tenha a mesma voltagem da lâmpada que queimou.

Essa é uma recomendação que vale para todos os reparos em casa nas instalações elétricas. No caso de chuveiro, os cuidados são maiores que com a lâmpada. 

Remova a parte inferior do chuveiro e tire a resistência queimada para substituir pela nova, seguindo as instruções da embalagem. 

Use as ferramentas e máquinas certas nos reparos em casa

Há diferentes ferramentas que podem ser usadas nos reparos em casa. Mas é preciso saber qual é a mais adequada para cada situação.

Se precisar fazer um furo na parede, utilize a furadeira. Para bater pregos, use o martelo

As chaves de fenda são para remover e colocar parafusos, mas elas variam em tamanho e modelo de ponta para se ajustar adequadamente ao modelo de parafuso: chave Philips (chave estrela) para parafuso com marcação em forma de cruz; chave torx para parafuso com marcação em forma de estrela de seis pontas e assim por diante.

As esmerilhadeiras são máquinas usadas para acabamento, desbaste e polimento em madeira ou metal. Quanto às lâminas e serras, muito comuns em trabalhos caseiros, existem algumas destinadas somente à madeira enquanto outras podem ser aplicadas tanto em metal quanto em madeira. 

É importante conhecer as especificações para garantir sua segurança e não danificar o material. 

Se ainda não tem certeza de qual ferramenta ou máquina usar, é melhor pesquisar antes ou chamar alguém que entenda. O uso de ferramentas ou máquinas erradas tanto ameaça à segurança do usuário quanto de outras pessoas da casa. 

Além disso, dificilmente você obterá os resultados esperados.

Consertar telhado, mexer nas instalações hidráulicas ou elétricas, ajeitar a pintura ou alguma esquadria, realizar trabalhos de jardinagem, soldar alguma peça — em qualquer caso, é fundamental usar as ferramentas e máquinas certas. 

Utilize os EPIs para fazer os reparos em casa

Também é necessário utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs) para fazer os reparos em casa. Desconsiderar esses produtos é correr riscos desnecessários. 

São muitos os equipamentos de proteção individual que você pode usar em casa:

  • Bota/botina para proteção dos pés;
  • Protetor auricular para proteção dos ouvidos;
  • Calça jeans para proteção das pernas;
  • Avental para proteção contra poeira, queimaduras e outros agentes prejudiciais que podem alcançar o corpo;
  • Capacete para proteção da cabeça;
  • Cinta lombar para correção postural (evita problemas na coluna);
  • Luvas para proteção das mãos.

Seja para reparos em casa, seja para uma pequena reforma, é necessário trabalhar com segurança, usando as ferramentas certas, os EPIs adequados e sempre ficar atento aos perigos da eletricidade!

Siga nossa empresa nas redes sociais. Você vai curtir muitos vídeos interessantes no YouTube, muitas postagens variadas no Facebook e belas imagens e stories no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.