Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA ELETRICISTAS

Para fazer um trabalho bem feito com agilidade e qualidade é necessário trabalhar com diversas ferramentas. Algumas ferramentas também variam de acordo com o tipo de serviço que costuma fazer, mas os itens selecionados nesse artigo são aparelhos básicos e mais comumente utilizado de forma geral.

Se você não sabe quais adquirir ou precisa completar o seu kit, continue lendo e saiba quais são os itens, para que servem e como utilizá-los.

O QUE FAZ UM ELETRECISTA?
Eletricista é o profissional responsável pela instalação, manutenção e analise de toda parte elétrica residencial, industrial ou predial. De modo geral seus serviços variam muito, sendo designado a realizar seu trabalho em:

  • Fiações elétricas
  • Força elétrica
  • Quadros e painéis elétricos
  • Iluminação
  • Disjuntor
  • Tomadas
  • Elaboração de projetos

Esses serviços podem variar de acordo com o setor que o eletricista trabalha, podendo atuar como:

  • Eletricista doméstico
  • Eletricista industrial
  • Eletricista comercial
  • Eletricista marítimo, automotivo e de aviação
  • Eletricista rodoviário

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o profissional eletricista vamos conhecer os materiais mais utilizados por eles?

CAIXA DE FERRAMENTAS: não podemos deixar de falar dela primeiro, o lugar onde você guardará boa parte das suas ferramentas. Essa será sua melhor opção para não esquecer de nenhum item, pois estarão todos reservados sem danos dentro  da caixa, agilizando bem mais o serviço.
A caixa organizadora pode ser feita de plástico reforçado, aço ou você pode encontrar também bolsas de ferramentas feitas de tecido, que realizam a mesma função. 

ALICATE AMPERÍMETRO: Instrumento utilizado para medir a corrente elétrica. Sua função é importante para verificar se a energia elétrica que está passando por aquele componente está de acordo com o esperado. O alicate tem a capacidade de medir apenas ampères e volts.

MULTÍMETRO: aparelho criado com o objetivo de medir diferentes tipos de grandezas elétricas como amperímetro, voltímetro, capacímetro, frequencímetro, ohmímetro, termômetro entre outros que variam de acordo com o aparelho e fabricante. Então, para o eletricista que realiza mais funções nessa área de medição, esse aparelho é o ideal. O multímetro diferente do alicate amperímetro é capaz de medir diversas grandezas elétricas.

 

CHAVE DE FENDA/ PHILIPS: essenciais para desmontar/montar uma estrutura (como a tomada) parafusada, afrouxando o parafuso.

 

ALIACATES:

Alicate Crimpador: é utilizado em trabalhos de montagem e manutenção de redes de computadores e de telefonia. 

Alicate Desencapador: este modelo serve para desencapar e cortar fios e cabos elétricos, facilitando e otimizando o trabalho do usuário.

Alicate Universal: Versátil e  útil, esse alicate possui uma lamina de corte que pode ser utilizada em fios pequenos e médios para cortar, apertar ou dobrar os fios.

Alicate meia cana: serve para alcançar ponto menores e segurar, dobrar ou cortar pequenos itens.

CHAVE INGLESA: Chave com a boca regulável que facilita o aperto e se ajusta a diversos tamanhos de parafusos e porcas.

TRENA: Instrumento de medição versátil e ergonômico que pode ser utilizado para medir em diversos lugares, com um comprimento de 10m até 25m.

NÍVEL A LASER: ideal para auxiliar no nivelamento da instalação elétrica, o nível a laser é bem preciso e vem acompanhado de feixes tanto na horizontal quanto na lateral.

FITA ISOLANTE: criada com materiais que não conduzem eletricidade, essa fita resistente ao tempo, serve para isolar fios e segurar cabos. por onde a corrente elétrica passará.

FURADEIRA/PARAFUSADEIRA: super útil para fazer buracos de diversos tamanhos em concreto, alvenaria, madeira e metais, abrir tomadas, entre outras diversas atividades de forma rápida e pratica por alcança os mais diversos lugares.

ISOLAMENTO NAS FERRAMENTAS: Interessante citar sobre isso é que algumas ferramentas são feitas com isolamento de plástico ou borracha no seu cabo, evitando a passagem de energia e garantindo a proteção de quem as utiliza.

Como vimos há varias ferramentas que auxiliam no dia a dia dos profissionais eletricistas e no mercado há diversas marcas com diferentes indicações, durabilidade e qualidade. Então, não se esqueça de verificar todas as opções e escolher a melhor para o serviço que for destinado.

Gostou de conhecer essas ferramentas essenciais para o trabalho do eletricista? Aproveite e conheça esses produtos de perto no nosso site e tenha todos os equipamentos em mãos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.