Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

5 ERROS QUE DEVEM SER EVITADOS NA MARCENARIA

Alguns erros na marcenaria, mesmo que simples, podem ocasionar na degradação das suas ferramentas, atrapalhar sua produtividade, gerar muito gasto e até mesmo ocasionar acidentes.

Mas não se preocupe!

Você vai ver neste post, uma lista dos erros mais comuns, que vão te ajudar a se precaver e não cometer essas falhas.

Então, continue lendo para saber mais!

Desgaste de parafuso: Muitas vezes por falta de utilizar a chave ou bit correto, pode acontecer do parafuso espanar. Além disso, o risco de danificar a chave, o bit, ou até mesmo de estragar o objeto onde está fixado, também é alto. Para evitar isso, faça algumas verificações como:
– Utilize o parafuso correto, levando em consideração o material em que vai ser aplicado e sua espessura;
– Para aperto/desaperto utilize sempre a chave ou bit com as medidas e encaixe adequadas ao determinado parafuso;
– Caso o parafuso espane, retire cuidadosamente para não deteriorar sua base.

Tempo de corte: Todo equipamento, manual ou não, tem sua determinada capacidade de corte. Se você exceder o tempo de uso, ou força que ele permite, só fará com que a vida útil da ferramenta diminua, além de reduzir a qualidade de acabamento na peça trabalhada.
Lembre-se: Respeite sempre os limites do seu equipamento, e fique atento na hora da escolha, avaliando se ele atende sua demanda, seja ela doméstica, hobbista ou profissional.
Dessa forma, além de fazer um uma compra inteligente, você evita possíveis acidentes ou gastos desnecessários.

Desrespeitar o limite da máquina: Conheça sua ferramenta, cada uma tem sua configuração de uso específica, superfícies em que podem ser utilizadas, qual sua vida útil, sua voltagem, seu impacto, força e diversos outras especificações que estarão no manual de instruções.
Sabemos que “ninguém lê o manual”, mas estamos falando de um equipamento que pode machucar quem estiver utilizando e que pode quebrar se for usado da forma incorreta.
Por isso, sempre verifique o manual para não danificá-la e o mais importante, evitar algum acidente.

Tirar a Capa de proteção: Muitos equipamentos possuem capa de proteção, e como o próprio nome já diz, elas existem para te proteger.
Com o intuito de cuidar da sua segurança, esse acessório é indispensável nas máquinas. Se sua proteção por algum motivo quebrou, procure uma assistência e reponha a peça, do contrário não faça uso do equipamento.
Não estamos falando apenas das chances de um acidente, mas também na economia de tempo.
Todo equipamento quando foi construído, foi pensado para executar uma tarefa determinada, com segurança e praticidade. Não faça uso de gambiarras, você só irá gastar mais tempo e colocar sua segurança em risco.

Não utilizar corretamente os EPIs: Grande parte dos acidentes são causados, ou agravados, pela falta de uso ou uso incorreto dos equipamentos de proteção individual.

Existem diversos relatos de pessoas que evitaram graves acidentes por conta do uso do EPI. E aqueles que sofreram acidentes, tiveram menos danos, do contrário, os danos seriam severos e permanentes.
Leve a sério sua integridade física, proteja-se, utilize calças, calçados fechados, cabelos presos, roupas que não enrosquem, óculos de proteção, protetor auricular, entre outros que podem variar dependendo da ferramenta utilizada e da necessidade do local de trabalho.
Nunca deixe para depois ou execute seu trabalho sem esses equipamentos, estamos falando de algo que pode colocar em risco a sua vida.

Agora você já pode continuar trabalhando com segurança e qualidade, não é mesmo?

Na Piatã você encontra diversos equipamentos que vão desde máquinas elétricas; à bateria e à combustão, ferramentas, ferragens, equipamentos de proteção individual, abrasivos, mangueiras, produtos de manutenção industrial, além de vários produtos para hobbistas e residenciais.

Para saber mais, nos siga em nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!

14 Comentários

Leave a Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.