Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

ALICATE AMPERÍMETRO X MULTÍMETRO

A corrente elétrica é o movimento de cargas elétricas, como os elétrons, que acontece no interior de diferentes materiais, em razão da aplicação de uma diferença de potencial elétrico, sendo que sua unidade de medida é dada em amperes (A). A corrente é uma das principais grandezas e pode ser contínua ou alternada, ou seja, a corrente elétrica pode variar o seu valor e sentido em função do tempo.
E para medir essa corrente, temos o ALICATE AMPERÍMETRO e o MULTÍMETRO. Mas você sabe qual a diferença entre os dois ou qual utilizar?
Leia esse artigo e descubra muito mais!

ALICATE AMPERÍMETRO
Pliers ammeter ou Alicate Amperímetro é um instrumento utilizado para medir a corrente elétrica. Sua função é importante para verificar se a energia elétrica que está passando por aquele componente está de acordo com o esperado. Essa indução é feita em uma bobina no interior do alicate, que gera uma corrente de energia que passa por um dispositivo que faz a leitura e os cálculos, gerando, na tela do aparelho, o valor representado na corrente do circuito.
O nome do aparelho faz referência aos ampéres, unidade de medida utilizada neste tipo de medição. Estes aparelhos são muito utilizados na engenharia elétrica e em diversos tipos de indústria.

MULTÍMETRO
O multimeter ou DMM (digital multi meter) em inglês, conhecido no Brasil por multímetro é um aparelho criado com o objetivo de medir diferentes tipos de grandezas elétricas como amperímetro, voltímetro, capacímetro, frequencímetro, ohmímetro, termômetro entre outros que variam de acordo com o aparelho e fabricante.
Normalmente, o multímetro pode ser utilizado como medidor da corrente contínua, alternada e de resistência.
Geralmente é utilizado em laboratórios eletrônicos, servindo por exemplo, para testar equipamentos de indústrias e hospitais.

QUAL UTILIZAR?
Para responder essa pergunta você precisa analisar para qual função vai utiliza-lo, em qual local, se será para correntes altas ou não, entre outros fatores que você deve verificar antes de adquirir.
O alicate amperímetro é indicado para trabalhos industriais, que têm a necessidade de medir correntes de eletricidade altas, ou para quem precisa de flexibilidade, visto que a garra do equipamento é um acessório flexível. Geralmente mais utilizados em obras e serviços grandes. 
O multímetro realiza medições em várias miliunidades, isto é, miliohms, milivolts e miliamperes, mas sua medição é limitada por um curto período de tempo.
Geralmente é utilizado mais em sistemas eletrônicos. 

DICAS E CUIDADOS
– Monitorar a saída da válvula solenoide a ser testada enquanto se verifica a entrada do PLC
– Deixar a resistência interna do amperímetro no nível mais baixo para conseguir resultados mais precisos
– Evite usar o aparelho nas partes dos equipamentos elétricos onde existam altos níveis de tensão e frequência
– Não mantenha o multímetro em locais quentes, úmidos ou onde exista luz solar, pois se trata de um produto eletrônico

Gostou do nosso conteúdo e quer conhecer mais produtos?
Acesse o nosso site e veja também outros Instrumentos de Medição para diversos trabalhos relacionados à elétrica.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.