Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Jardinagem: conheça os equipamentos de segurança

Talvez você não tenha pensado que precisa de equipamentos de proteção individual para cuidar do seu jardim. Mas na verdade, eles são fundamentais. Trabalhar com terra e plantas é uma atividade meditativa e relaxante, mas você deve proteger seu corpo.

Por exemplo, quando você passa muito tempo cuidando do jardim e percebe que seu rosto e braços estão queimados pelo sol, ou que suas mãos estão com arranhões ou pequenos machucados. Sem falar nos danos no joelho e também o surgimento de calos nas mãos e pés. 

Se você pretende jardinar por algumas horas, faça uma lista com equipamentos de proteção individual. Siga com a leitura para saber quais são os itens mais indicados para te ajudar!

1. Lenço, chapéu e protetor solar: proteção para rosto e pescoço

Separe um lenço e use chapéu ou boné para proteger o rosto e pescoço dos raios solares. É importante que você pratique esta atividade em horários específicos, de preferência quando não estiver muito calor.

Para proteger a pele também é necessário usar protetor solar FPS 30 ou mais no rosto e nariz. Lembre-se de repor o produto sempre que considerar necessário. Dessa forma, será possível impedir que raios solares atinjam sua pele enquanto você estiver cultivando. 

Evite tocar o rosto enquanto estiver manuseando ferramentas de jardinagem. Você não vai querer expor seus olhos ou pele a nenhum tipo de produtos químicos. Seja aqueles usados em plantas ou produtos químicos sintetizado em fertilizantes, por exemplo. 

2. Luvas e roupas UV: proteção para mãos e braços

Para as mãos, use luvas sempre que possível. Elas podem incomodar, mas protegem suas mãos, inclusive a entrada das unhas. 

É possível que você entre em contato com bactérias que devem ficar longe do seu corpo. Por isso, no final lave sempre bem as mãos com água e sabão. Caso as luvas saiam, higienize as mãos imediatamente.

Deixe panos limpos no bolso da sua calça para higienizar a pele, quando for preciso. Se estiver muito quente do lado de fora, vista uma camisa comprida com proteção UV, evite camisetas e regatas. É válido passar protetor solar nos braços e ombros, mesmo com proteção de roupas UV.

É importante adquirir os equipamentos certos para seu jardim para evitar imprevistos. Depois da jardinagem, tome banho higienizando bem as mãos e os braços com sabonete e depois passando hidratante.

3. Calças, meias e tênis: proteção para pernas e pés durante a jardinagem

Se possível, use calças longas para proteger joelhos de calos. Use protetores de joelho para evitar lesões mais sérias que costumam acontecer quando forçamos muito essa região do corpo. Caso aconteça algum imprevisto, descanse, aplique gelo ou bolsa térmica com as pernas elevadas. 

Para os pés, é fundamental usar tênis e meias resistentes à pratica de jardinagem. Considere escolher calçados de alta qualidade e resistentes. Opte por modelos com bico arredondado para que não incomode suas unhas. 

São ótimos para evitar joanetes e calos. Você estará protegendo todo o corpo quando pisar em pedras ou terrenos desnivelados, por isso, use calçados com solado firme.

Usar meias com elásticos apertados é ideal porque facilitará a circulação de sangue no pé. Invista em peças confeccionadas em algodão ou lycra. Elas também ajudam na prevenção de calos próximo aos dedos e fornecem conforto quando for preciso ajoelhar. 

Esses equipamentos são imprescindíveis para que a jardinagem seja feita com tranquilidade e segurança. É importante cuidar das plantas para que elas fiquem cada vez mais bonitas e saudáveis. 

Cultivar plantas e hortaliças deve ser uma atividade sem pressa e feita com muita dedicação. Não importa o tamanho do seu jardim ou se você mora em casa ou apartamento. 

Gostou do conteúdo? Então cadastre-se na newsletter para não perder nenhuma postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.