Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

SOLDAGEM: conheça os tipos de máquinas e equipamentos de segurança indispensáveis.

Comum em diversas áreas, os processos de Soldagem são utilizados na fabricação e recuperação de equipamentos, peças e estruturas metálicas. Entenda agora, quais os diferentes tipos de máquinas e também os equipamentos de proteção individual necessários para sua segurança.

Máquinas de Soldagem:

Transformador de solda
Os transformadores de solda trabalham com corrente alternada, para que seja convertida em corrente de energia contínua. Eles são compostos por um núcleo revestido por enrolamento de bobinas de cobre. No geral, os transformadores são mais pesados, ideais para trabalhos realizados em serralherias e industrias. 

Inversora de solda
Mais tecnológica, moderna e também mais compacta, podemos dizer que Inversora de Solda é a evolução dos transformadores, pois é adequada para a realização de trabalhos em locais que precisem de mais locomoção ou que sejam de defícil acesso.
Por serem compostas por circuitos eletrônicos, consomem menos energia e garantem mais facilidade nos ajustes de parâmetros, pois seus painéis costumam ser fáceis para entender e utilizar.

Máquinas de Solda MMA
As máquinas MMA são máquinas de soldagem manual com eletrodo revestido. Nesse tipo de processo, o arco elétrico queima entre um eletrodo revestido e a peça de trabalho. As máquinas MMA normalmente são utilizadas para serviços que não exigem acabamento refinado, devido a escória residual formada no processo de fusão entre os metais.

Máquinas de Solda MIG 
As máquinas de solda MIG são populares por serem um modelo de utilização mais fácil, permitindo que pessoas menos experientes também a utilizem. A soldagem MIG garante bom acabamento, operação fácil e ágil, alta produtividade e baixo custo. Ela garante alta taxa de soldagem, fácil manuseio em qualquer posição que seja necessário utilizar a máquina e redução de perda das pontas.

Máquinas de Solda TIG
O processo de soldagem TIG é indicado normalmente, para profissionais experientes e considerado por eles, um processo de aplicação versátil devido ao tipo de gás utilizado, e por isso, preferida por eles em diversas situações. As máquinas de soldagem TIG são capazes de criar uma solda menos propensa a distorcer ou danificar o metal.
Além disso, elas só utilizam a quantidade necessária de metal de enchimento na poça, tornando a solda de alta qualidade.

Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s

Os profissionais de soldagem ficam constantemente expostos a riscos como altos ruídos, calor intenso, estilhaços, entre outros. Para garantir a integridade do profissional, confira quais os EPI’s essências no dia a dia.

Máscara de solda
A máscara é considerada um dos principais itens de segurança para o soldador. As mais simples cobrem a frente do rosto, a testa e o queixo e as mais completas cobrem todo o rosto e também a cabeça do profissional. No geral, todos os modelos oferecem proteção ultravioleta para que o operador não corra riscos devido à radiação emitida pela solda.

Oculos de proteção
Os óculos de segurança devem ser utilizados por quem opera máquinas de solda. No caso das máscaras que não cobrem o rosto todo, o uso do óculos é indispensável. Eles são desenvolvidos no modelo manual, com lente simples e também automático, com lentes capazes de adaptação de acordo com a luz ambiente.

Luva de proteção
Geralmente, em ambientes que a temperatura não é muito elevada, os profissionais utilizam luvas de vaqueta ou raspa. Esses dois modelos impedem que a mão entre em contato com abrasivos. Existem também outros modelos, resistentes a cortes, sendo ideais para proteger o colaborador.

Mangote
Os mangotes protegem os braços do operador da máquina, para que não sejam atingidos pelos respingos e pelas faíscas. Utilizados com os outros itens de segurança como aventais sem manga e a conjuntos de luvas, os mangotes oferecem mais mobilidade e conforto aos trabalhadores em comparação aos blusões.

Perneiras
As perneiras também são essenciais nos kits de EPIs para um soldador. Feitas em raspa, elas têm fivelas metálicas e Velcro para que sejam fixadas na pernab e nos sapatos do usuário.

Avental
O avental produzido em raspa, também é parte fundamental no conjunto de EPIs para soldador. Ele tem a função de proteger o corpo do profissional de respingos, cortantes e escoriantes. Também tem a função de proteger o profissional contra radiações não ionizantes, sendo fundamental o seu uso diário.

Quer saber onde adquirir sua máquina de solda ou o EPI ideal para a sua necessidade? Acesse www.solda.piatatem.com.br e confira!

2 Comentários

Leave a Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.