Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Solda: 5 Dicas para o resultado PERFEITO

O processo de Soldagem consiste em unir dois materiais de forma localizada, sejam eles de metal ou não, com a aplicação de pressão ou calor, resultando em uma junta limpa e consistente. Atualmente a solda também é muito utilizada nos processos de sobreposição de materiais, com objetivo de recuperar peças desgastadas ou fadigadas ou até mesmo para a formação de revestimentos para determinadas peças.

Para que o trabalho tenha um bom desempenho e a solda não apresente problemas no futuro, é fundamental identificar qual o tipo de solda se adequa à sua necessidade momentânea, assim, ela será utilizada de forma precisa garantindo a formação de uma única peça.

Com o processo definido, é importante lembrar de algumas medidas para que a solda seja perfeita ao final do processo. Para te ajudar no resultado final PERFEITO, reunimos aqui algumas dicas:

1 – Local

Escolha uma bancada ampla ou um suporte que encaixe a peça, para que ela fique segura e firme. Dessa forma, a precisão na soldagem será maior e você garante mais qualidade no resultado final do processo. Em casos onde não existe uma bancada ou suporte adequado, é importante manter a poça de solda pequena, com arames finos, para evitar perder o controle do cordão durante sua aplicação.

2 – Limpeza

A limpeza adequada do metal base é fundamental para que a solidificação da solda seja feita corretamente e ela não apresente falhas futuras, como porosidade ou trincas, por exemplo. A superfície pode ser lixada, para que as sujeiras mais pesadas sejam removidas e ela fique livre de tinta, umidade, poeira e oleosidade.

3 – Cuidados

Caso os matérias a serem unidos no processo de soldagem tenham sido cortados previamente, é importante verificar se não há rebarbas presentes no local da junta, pois elas podem atrapalhar também no processo de solidificação do metal.

4 – Eletrodos

A escolha do diâmetro do eletrodo é fundamental para que o processo seja finalizado com qualidade e precisão. Deixar o eletrodo úmido, por exemplo, pode interferir no resultado final da soldagem. Eles também devem ser posicionados corretamente em relação a peça, para evitar que a solda seja rompida posteriormente, devido a execução errada do processo.

5 – Acabamento

Depois que a solda mais bruta já foi feita, chega a hora de fazer o acabamento perfeito. Nessa etapa é necessário se atentar aos movimentos feitos com a tocha ou com o eletrodo, mantendo precisão e sempre um sentido único na aplicação da solda, lembrando-se de não repetir o movimento muitas vezes no mesmo local, pois isso pode interferir na qualidade da solda e prejudicar o acabamento limpo e sutil que poderia ter.

 

6 – Dica Extra

Durante a realização de qualquer processo de soldagem ou até mesmo em uma execução manual de trabalho SEMPRE UTILIZE OS EPI’S ADEQUADOS!
É fundamental para sua segurança, que garante a continuidade do seu trabalho e também sua saúde e seu bem-estar.

Para saber quais são esse itens indispensáveis confira nosso post: Soldagem: conheça os tipos de máquinas e EPI’s adequados.

Gostou dessas dicas?! Então curte e comenta nosso post! Aproveita para seguir nossas redes sociais: @piatatem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.