Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Entenda a diferença entre produtos genuínos, originais e paralelos

Provavelmente muita gente já passou por uma situação dessas: você está numa oficina, numa loja de ferramentas ou em uma loja de qualquer tipo, e a pessoa que está te atendendo fala que tem a peça ou produto que você está procurando, mas quer saber se você quer um produto genuíno, original ou paralelo. E nessa hora você entra em parafuso: qual exatamente é a diferença entre um e outro?

Itens genuínos

Os produtos genuínos levam esse nome porque são os únicos homologados pelas montadoras. Eles passam por uma série de testes de qualidade que garantem que o produto está apto a efetuar sua função sem nenhum perigo para o automóvel. Esses itens costumam ser mais caros do que as outras categorias, mas possuem garantia de fábrica contra qualquer tipo de feito, garantindo que você não precise pagar novamente caso a peça volte a quebrar durante o tempo considerado como sendo o de sua vida útil. Vale alertar que essa categoria de “item genuíno” é utilizada apenas no mercado de peças automotivas; todos os outros segmentos dividem seus produtos apenas entre originais e paralelos.

Itens originais

No ramo de peças automotivas, itens originais são itens produzidos pelas mesmas empresas que fabricam os genuínos só que, ao contrário destes, não passam por uma bateria de testes e, portanto, não possuem homologação da marca. Isso quer dizer que os itens originais são feitos com o mesmo material e sob as mesmas especificações dos genuínos, com a diferença de que não possuem garantia de fábrica, ficando a cargo da loja determinar o tempo de garantia de cada um deles – e arcar com os custos caso algum dê problema nesse tempo, que costuma ser bem menor do que o tempo de garantia dado pela fábrica. Por isso, o preço desses produtos é um pouco menor do que dos genuínos. Agora, fora do mercado de autopeças, os produtos originais são equivalentes aos genuínos, ou seja, passaram por uma série de testes, foram homologados pelas fabricantes e possuem garantia de fábrica. Por conta disso, um produto original será sempre a melhor versão daquele item no sentido de qualidade e durabilidade.

Itens paralelos

Já os produtos paralelos são o que há de pior no sentido de qualidade e durabilidade, já que são feitos de materiais diferentes dos originais e nem sempre seguem as mesmas especificações. A única vantagem deles é o custo, que é MUITO mais baixo do que o das outras versões (o que é um atrativo naqueles momentos de grana curta), mas caso seja necessário apostar nesse tipo de produto você pode fazer já esperando que uma hora ele irá te deixar na mão.

Aqui na Piatã nós só trabalhamos com produtos originais, para garantir que nossos clientes estarão sempre levando o que há de melhor no mercado – e ficarem despreocupados caso o produto apresente algum problema. Visite nosso site e encontre as melhores opções em máquinas, ferramentas, equipamentos de proteção e uma infinidade de produtos para facilitar a sua vida ou expandir o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.