Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

5 dicas para manusear ferramentas elétricas com total segurança

Ferramentas elétricas são algo que já faz parte da vida de todos. Seja por motivos profissionais ou apenas para pendurar um quadro na parede de casa, todos em algum momento ou outro da vida acabamos manuseando uma ferramenta elétrica para facilitar nosso trabalho. Mas é preciso tomar bastante cuidado com o uso dessas ferramentas, pois acidentes com elas podem acabar tendo sérias consequências. Assim, trazemos algumas dicas para manejar essas ferramentas com total segurança.

Não ignore o manual de instruções

Pode parecer bobagem, mas é importantíssimo dar uma olhada no manual de instruções antes de utilizar sua ferramenta. O manual não apenas possui instruções do funcionamento da ferramenta, mas também todo o procedimento de uso e armazenamento correto para que ela funcione corretamente e não estrague no processo. Ler atentamente o manual não só ajuda a completar o trabalho de maneira mais fácil e rápida, mas também te ensina o que fazer para aumentar a vida útil do equipamento.

Não adapte para outros usos

Cada ferramenta possui um uso específico que deve ser respeitado: uma furadeira é usada para fazer furos, uma serra é usada para cortar, e assim por diante. Usá-las para outras atividades que não sejam as que foram projetadas para executar – por exemplo, passar a broca da furadeira de lado para “lixar” uma superfície de madeira – não só pode acabar estragando a ferramenta como ainda ocasionar um acidente grave, já que nenhum dos mecanismos de segurança dela é projetado para esse tipo de situação.

Cuidado com as vestimentas

Ao trabalhar com essas ferramentas, evite usar roupas muito folgadas – ou mesmo anéis, colares e brincos. O motivo é evitar que, durante o funcionamento, a ferramenta possa acabar se enroscando na roupa, não só atrapalhando o trabalho como provocando um acidente – alguns até bem sérios! Ninguém vai julgá-lo por tirar a aliança de casamento por 5 minutos se isso ajudar a diminuir as chances de perder um dedo.

Cuidado com o cabo

No caso de ferramentas que não sejam à bateria, é importante também tomar cuidado com o cabo do equipamento. Não tire da tomada puxando pelo fio, ou carregue, puxe e levante a ferramenta por ele. O cabo de energia de qualquer ferramenta elétrica é a parte mais frágil dela, e utiliza-lo para carregar o peso do equipamento pode fazer com que esse cabo se parta, não só impedindo a ferramenta de funcionar como, muitas vezes, ocasionando um curto no equipamento que, no melhor dos casos, pode queimar peças da ferramenta que funcionavam perfeitamente e, no pior dos casos, causar um curto na fiação elétrica do local que pode até mesmo se transformar num incêndio.

Não existe algo como EPIs demais

Mesmo quando estamos trabalhando em casa, é sempre bom utilizar o máximo de EPIs (equipamentos de proteção individual) possível. É bom lembrar que eles não são uniformes de trabalho, mas sim equipamentos de proteção com o intuito de proteger o usuário de acidentes. Então, se possível, utilize sempre óculos de proteção, luvas, calçados de segurança, capacetes e cintas para trabalho em altura mesmo em coisas simples como “só vou fazer um furo aqui na parede”, pois eles podem ser a diferença entre um final de semana bem aproveitado e uma visita mais longa do que gostaríamos ao hospital. E se não souber onde comprar esses EPIs, a Piatã tem uma linha completa com todos os equipamentos que você precisa para trabalhar seguro. É só entrar em nosso site e aproveitar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.