Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Aprenda como lavar o carro de modo profissional

Todo mundo que tem carro sabe a importância de cuidar bem do veículo: levar sempre ao mecânico, trocar regularmente o óleo, trocar os pneus antes de ficar carecas,etc. Mas não basta deixar o carro funcional, ele precisa também estar bonito né? E para isso, nada melhor do que a boa e velha lavagem. A não ser que seu carro esteja com riscos profundos ou problemas graves de pintura, uma lavagem bem feita pode ser o suficiente para deixá-lo com cara de que acabou de sair da fábrica. E o melhor: é possível fazer isso em sua própria casa utilizando apenas balde, uma mangueira d’água e os produtos corretos. Simples né?

A preparação

Antes de qualquer coisa, é importante encontrar o lugar certo para fazer a lavagem: nunca, em hipótese nenhuma, lave o carro sob o sol. O contato direto com a luz solar fará com que a água e o sabão sequem muito rápido, deixando a pintura do carro toda manchada. Antes de começar a lavar o carro, o ideal é colocar o carro num local totalmente coberto (dentro da garagem ou embaixo de uma árvore, desde que a sombra dela cubra o carro por inteiro e não o deixe desprotegido conforme as horas forem passando) e deixá-lo lá pelo menos uma meia hora antes de começar a lavagem, para que a lataria não esteja quente, já que jogar água diretamente na lataria ainda quente pode provocar manchas indesejadas.

Outro ponto que é necessário prestar atenção é nos produtos utilizados. Apesar de água e detergente (que são os produtos normalmente utilizados por quem vai lavar o carro) “fazerem o serviço” – ou seja, tirarem a sujeira do veículo – eles não são indicados para uma lavagem de verdade do carro, já que o uso de detergentes ou outros tipos de sabão não-específicos podem provocar manchas na pintura. O correto é sempre usar produtos específicos, feitos especialmente para o uso na lavagem de carros. Nesse sentido, recomendamos a linha da Meguiars. Há mais de 115 anos no mercado, a Meguiars é líder mundial no seguimento de limpeza automotiva e a marca mais recomendada por profissionais da área. Você pode encontrar os produtos da Meguiars aqui mesmo na Piatã.

A lavagem

Com o veículo na sombra e a lataria já fria, é hora de começar a lavagem em si. Uma coisa básica que pouca gente presta atenção é no uso da água: é necessário molhar o carro antes de começar a limpeza, e manter ele sempre molhado até a finalização, no intuito de evitar manchas provocadas pela água e deixar o carro com aquele visual comum depois de um dia de chuva.

Com o veículo molhado, é hora de começar a passar o sabão. Como já dito antes, nunca – mas nunca mesmo! – utilize detergente ou outros tipos de sabão que não sejam específicos para a lavagem do carro. Se você estiver fazendo uma lavagem de rotina e não tem muito tempo (ou muita paciência) para se dedicar a uma lavagem profunda, uma ótima opção é o Shampoo Automotivo Carnaúba Ultimate Wash, que é um produto 2×1: além de funcionar na limpeza do veículo, ao mesmo tempo já faz um processo de enceramento, não necessitando assim encerá-lo logo após a lavagem. Agora, caso o veículo esteja muito sujo ou você queira fazer uma limpeza mais minuciosa, recomendamos o uso do Shampoo Automotivo Soft Wash Gel, que possui uma concentração de agentes de limpeza maior do que a média dos produtos do gênero, tornando fácil a remoção mesmo das sujeiras mais pesadas. Independente do produto utilizado, é importante ficar atento a concentração dele: sempre dilua o sabão na mesma proporção indicada no rótulo do produto (por exemplo, caso o rótulo indique que uma tampa do produto deve ser diluída em 1 litro de água, utilize essas medidas exatas na hora de preparar o sabão para lavagem). Utilizar uma proporção menor (mais água do que o indicado no rótulo) diminuirá a eficácia de limpeza do produto, enquanto uma proporção maior (quantidade maior de produto do que o recomendado para a quantidade de água utilizada), ao contrário do que muita gente imagina, não aumenta a eficácia da limpeza. O único efeito do uso de uma proporção maior é o risco de manchas na lataria devido a maior quantidade de sabão.

Outro cuidado que se deve tomar na lavagem é no modo de aplicar a mistura de sabão no veículo: nunca utilize esponjas de espuma (aquelas usadas para lavar louça) pois elas, além de não tirar a sujeira da superfície, ainda podem riscar o verniz da pintura. O ideal é utilizar somente luvas de lã ou de microfibra para a lavagem, já que elas absorvem melhor as partículas de sujeira, evitando assim que a própria sujeira que está tentando lavar acabe riscando a pintura do carro. Lave o carro sempre de cima para baixo (do teto para as rodas), e não esqueça deixar o carro sempre molhado para evitar manchas. Ao chegar na parte mais baixa do carro, perto das rodas (onde acumula mais sujeira), é recomendado que você use uma luva de lavagem diferente da que usou no restante do carro, para evitar que acumule muita sujeira (o que faria com que ela não mais estivesse limpando o carro, mas sim apenas levando a sujeira de um lado pro outro). Caso a roda tenha muitos detalhes que dificultam a lavagem com as luvas, pode-se usar uma escova fina com cerdas macias (para evitar riscos). Para a limpeza dos pneus, esfregue-os bem com uma escova de plástico.

Após enxugar, é necessário também ter atenção com a secagem. Nunca deixe o carro secando “ao natural”, pois isso o deixará com aquela aparência de depois de um dia de chuva, com a pintura meio fosca e cheio de manchas. Para uma correta secagem do veículo, é necessário o uso de toalhas de microfibra, algodão ou silicone, sempre pressionando ela sobre uma área para absorver a água. É possível também secar o carro arrastando lentamente a toalha aberta sobre o veículo, mas não recomendamos essa técnica porque, caso algum grão de poeira tenha ainda ficado na lataria, o movimento de arrastar pode acabar riscando o verniz da pintura.

Pós-lavagem

Mesmo a lavagem muitas vezes não é o suficiente para deixar o carro com cara de novo, já que o problema dele pode não ser somente sujeira, mas a contaminação da pintura pela poluição presente nas cidades. Você pode utilizar de um procedimento bem simples para saber se sua pintura está contaminada: coloque a mão dentro de uma sacola plástica (aquelas de supermercado mesmo) e passe sobre a superfície do carro. Se você escutar um barulho de chiado, isso quer dizer que a pintura está contaminada. Para a descontaminação, recomendamos dois produtos da Meguiars que são os melhores do mercado para esse procedimento: o Quick Detailer Mist & Wipe e o Removedor de contaminantes Clay Bar. A plicação é bem simples: borrife o Quick detailer no local em que a pintura está contaminada e, logo em seguida, passe a clay bar exercendo pressão bem leve (tome muito cuidado nessa hora, pois se apertar demais a barra contra a lataria vai acabar riscando toda a pintura). Você vai perceber que, conforme for retirando a contaminação, a barra vai deslizar cada vez mais fácil pela superfície do veículo. Quando sentir que não há mais nenhuma contaminação, limpe a área com uma toalha e repita o procedimento em qualquer outra região que esteja com a pintura contaminada. É importantíssimo utilizar o Quick Detailer antes de esfregar a barra no carro, já que executar esse procedimento sem uma lubrificação do local poderá ocasionar riscos no veículo.

Mas mesmo a descontaminação pode não ser o suficiente para deixar a pintura de seu automóvel impecável: às vezes algumas manchas (cocô de passarinho, por exemplo) estão tão impregnadas que nem a descontaminação dá conta de retirá-las. Nesses casos, é preciso utilizar produtos específicos para a remoção desses elementos, e o mais recomendado para isso é o Ultimate Compound da Meguiars, perfeito para remover manchas mais insistentes da pintura e dar conta de pequenas oxidações e riscos leves. Além disso, o Ultimate Compound ainda restaura a cor original da pintura, dando a ela o brilho de um carro que acabou de sair da fábrica. Mas caso seu veículo tenha problemas um pouco mais graves (riscos causados por galhos de árvores ou por animais domésticos, por exemplo), recomendamos o uso do Scratch X 2.0, o removedor de riscos da Meguiars que utiliza um sistema exclusivo de microabrasivos para recuperar qualquer tipo de arranhão não-profundo da pintura, deixando o carro como novo. Independente do produto utilizado, é importante lembrar sempre de passá-lo com um aplicador próprio de pano ou espuma (do mesmo tipo que deve ser usado para a aplicação de cera).

Cera e brilho final

Uma limpeza automotiva não está completa sem o uso de cera: ela é importante não apenas para proteger a pintura do veículo dos raios solares, mas até mesmo para manter o carro mais limpo, sem a necessidade de ficar lavando-o toda semana. E nesse quesito, a melhor cera do mercado é a NXT Generation 2.0 da Meguiars: além de proteger a pintura da incidência de raios solares, oxidação, corrosão e degradação a exclusiva tecnologia de polímero hidrofóbico da Meguiars faz com que o carro “repela” a água, mantendo brilho de novo mesmo depois de pegar chuva. Além da pintura, quem também precisa de uma proteção extra são as rodas, principalmente porque são as partes mais suscetíveis a ferrugem. Para isso, a recomendação é usar produtos polidores para metal e cromados, como o All Metal Polysh NTX Generation da Meguiars. Além de deixar as superfícies metálicas brilhando como novas, o produto ainda protege as partes metálicas do carro de oxidação. A aplicação de ambas (tanto da cera quanto do polidor de metais) é praticamente a mesma: aplique o produto utilizando um aplicador especial de espuma, sempre em pequenos movimentos circulares. Deixe o produto agir durante cinco minutos e então retire usando uma toalha de microfibra seca (recomendamos o uso da flanela removedora de cera Meguiars, para garantia de que o processo não irá criar nenhum tipo de arranhão no carro). Sempre utilize o produto aos poucos, aplicando em pequena áreas, evitando assim que a cera seque antes de sua remoção, o que causaria algumas manchas à lataria.

Limpeza interna e vidros

Além da limpeza externa do automóvel, também é importante se preocupar com a limpeza interna do veículo. Nessa missão, seu maior amigo será o aspirador de pó portátil: aspire toda a parte interna do veículo, dando atenção especial para os cantos das portas e dos bancos, que é onde costuma juntar mais sujeira. Caso o estofado esteja manchado, não tente lavar com água e sabão, pois isso pode acabar piorando a situação. Utilize apenas produtos de limpeza específicos para limpar os tecidos dos bancos do carro, esfregando-os com o auxílio de uma escova macia. Caso o carro possua bancos de couro, o melhor produto para mantê-lo sempre como novo é o embelezador de couro Gold Class da Meguiars. A fórmula exclusiva desse embelezador não só deixa o couro brilhante e macio como novo, mas também o protege dos raios solares e, diferente das outras marcas do mercado, não deixa nenhum tipo de resíduo após a aplicação. Além dos bancos, o painel também necessita de cuidados especiais, por estar sempre em contato não apenas com a luz solar como com os próprios ocupantes. Assim, recomenda-se utilizar o limpador Supreme Shine Protectant, que não só deixa as partes plásticas e de borracha do painel como novas, mas ainda as protege de raios solares e da ação corrosiva do suor presente nas mãos humanas. Já para os tapetes de borracha do chão, não tem muito segredo: o melhor jeito para deixá-los como novos é lavá-los com água e sabão mesmo, usando uma escova macia. Depois de secos, borrife sobre eles também um pouco do Supre Shine da Meguiars, deixando-os com mais brilho e protegendo-os para o uso diário.

Assim como para o painel, também é importante utilizar produtos específicos para a limpeza dos vidros. Apesar de água e sabão limparem o grosso da sujeira dos vidros, a utilização apenas desses produtos deixam marcas “invisíveis”, pois não podem ser vistas durante o dia, mas que criam manchas que atrapalham a direção noturna, principalmente quando em contato com a luz de um farol vindo na direção contrária. Nossa recomendação é usar o Perfect Clarity da Meguiars, que não só deixará o vidro impecável como evitará a formação de qualquer tipo de mancha no vidro ao dirigir à noite. É importante também ao limpar o vidro nunca utilizar movimentos circulares, pois esses podem acabar criando pequenos arranhões. Utilize sempre movimento verticais ou horizontais para a limpeza, e nunca alternando (se começou limpando com movimentos verticais, utilize esse mesmo tipo até a limpeza estar completa).

Como novo

Seguindo os passos acima, pode ter certeza que o seu carro ficará igual a quando saiu da fábrica. Lembre-se sempre de prestar atenção em detalhes, como manter sempre o carro molhado e não deixar a cera secar antes da retirada, para que seu esforço não acabe sendo em vão. Fazer uma lavagem completa de alta qualidade em casa pode parecer meio caro de início, mas como todos os produtos necessários podem ser utilizados mais de uma vez, lavar o carro em casa acaba compensando a médio-longo prazo.

Além dos produtos mostrados aqui nesse post, a Piatã possui toda uma linha de produtos Meguiars para você que acredita que seu carro merece apenas o que tem de melhor no mercado. É bom lembrar que a Piatã é distribuidor autorizado da Meguiars no Brasil, então conseguimos atender não apenas quem quer lavar o carro em casa mas também qualquer lava-rápido que precise dos melhores produtos de lavagem automotiva do mundo. Então, não esqueça de entrar em nosso site para conhecer toda nossa linha de produtos Meguiars.

18 Comentários

Leave a Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.