Os motores a gasolina 2 tempos, refrigerados a ar, possuem duas etapas de funcionamento. Estes motores são facilmente encontrados em equipamentos como: Linha jardim, Roçadeiras, Motosserras, Sopradores, Perfuradores de Solo, Furadeira de Mourão entre outros. Por serem leves, podem funcionar em várias posições, o que torna o motor 2 tempos ideal para esses tipos de equipamentos.
Confira as dicas e orientações para você realizar a mistura com a dosagem correta para garantir um ótimo funcionamento do seu motor 2 tempos.
Tanque de combustível
Todos os equipamentos a combustão precisam ser abastecidos e também lubrificados antes de seu funcionamento. Diferente dos equipamentos 4 tempos que possuem um compartimento para o combustível e um compartimento para o lubrificante, nos equipamentos 2 tempos, o abastecimento da mistura acontece diretamente no tanque de combustíveis, por isso você não encontrará nesses motores, um reservatório de combustível e um reservatório de lubrificantes, pois haverá apenas um reservatório para aplicar a solução: combustível + lubrificante.
Lembre-se: Todo equipamento a combustão precisará de combustível e lubrificante para garantir o funcionamento do motor.
Como realizar a mistura do combustível no lubrificante?
Antes de utilizar seu motor é importante estar atento a todas as informações e instruções fornecidas no manual do seu equipamento.
Os equipamentos Toyama trazem duas possibilidades de misturas, conforme o tipo de óleo 2 tempos:
- Mistura de 25:1 para uso com óleo mineral
- Mistura de 50:1 para uso com óleos semissintéticos e sintéticos
Mas o que significa 25:1 e 50:1? ou ainda, 25 para 1 e 50 para 1?
Esta numeração é a indicação de proporção entre a mistura de gasolina e lubrificante do motor. O primeiro número indica a quantidade de combustível em mililitros (ml) e a segunda quantidade indica a quantidade de lubrificante em mililitros (ml) a ser utilizada.
Confira os exemplos de proporção nas tabelas abaixo:
Gasolina | Óleo Mineral | Gasolina | Óleo Semissintético | |
25 | 1 | 50 | 1 | |
250 ml | 10 ml | 250 ml | 5 ml | |
500 ml | 20 ml | 500 ml | 10 ml | |
1000 ml ou 1 litro | 40 ml de óleo | 1000 ml ou 1 litro | 20 ml de óleo |
Ou seja,
- Para uma mistura de 25:1, iremos usar 40 ml de óleo mineral para cada litro de gasolina
- Para uma mistura de 50:1, iremos utilizar 20 ml de óleo sintético ou semissintético para cada litro de gasolina
A quantidade errada na mistura pode prejudicar meu equipamento?
É muito importante estar atento e seguir as especificações do fabricante, pois o modo de diluição do combustível e lubrificantes em excesso pode gerar danos ao motor.
O excesso de lubrificante na proporção da mistura com a gasolina, provocará maior volume de fumaça e uma grande carbonização do motor, reduzindo a vida útil do seu equipamento. Da mesma forma que ao colocar menos lubrificante do que o indicado para seu motor, poderá gerar pouca lubrificação, danos no pistão, cilindro e até fundir o motor.
Para qualquer equipamento a combustão, recomendamos que depois de terminar suas atividades diárias, retire o combustível com óleo 2 tempos no tanque, para evitar o travamento do carburador.
Entendendo as proporções
Faça a leitura correta do que abastecimento quando citamos “25 para 1”, e “50 para 1”, assim você garantirá maior cuidado, desempenho e aumentará a vida útil de seu equipamento.
Gasolina: Óleo Mineral | Gasolina: óleo Semissintético | ||
25 : 1 | 50 : 1 | ||
Certo | Errado | Certo | Errado |
1 litro gasolina + 40 ml de óleo | 1 litro de gasolina + 25 ml de óleo | 1 litro de gasolina + 20 ml de óleo | 1 litro de gasolina + 50 ml de óleo |
Lubrificação ideal | Falta de lubrificação
Fundirá o motor |
Lubrificação ideal | Excesso de lubrificação
Fumaça e carbonização |
Fonte: www.toyama.com.br/blog
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