Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Furadeira X Parafusadeira: Entenda a diferença!

Extremamente úteis no dia a dia, a FURADEIRA e a PARAFUSADEIRA são ferramentas que todo mundo deveria ter em casa.

Elas podem ser auxílio em momentos de emergência e também na realização de pequenos serviços em reparos, como por exemplo colocar uma prateleira, pendurar um quadro ou reajustar a montagem da mobília, não é verdade?

Por serem ferramentas muito parecidas, acabam confundindo aqueles que não têm muita experiência no assunto.
Para esclarecer de vez qualquer dúvida sobre essas diferenças, reunimos as informações mais necessárias, de forma simples, para te ajudar na escolha do modelo ideal. Confira.

FURADEIRA

Função:
Basicamente é uma ferramenta com a função de perfurar quase todo tipo de material ou superfície, como tijolos, madeira, cerâmica, metais variados, concreto, entre outros materiais.

Para materiais mais resistentes, que costumam ser mais resistentes na perfuração, como é o caso do concreto, recomenda-se um modelo de furadeira com impacto.

Características:
Possuem RPM elevado, isso quer dizer que em relação a parafusadeira, a furadeira tem mais velocidade durante a execução da tarefa.
Fabricadas apenas para realizar perfurações, as furadeiras são utilizadas apenas com brocas.
Em grande parte são compostas por mandril manual, mas também existem diversos modelos com mandril de aperto rápido.

Modelos:

As furadeiras podem ser encontradas em vários modelos:

– Furadeira sem Impacto: Modelo mais comum de se encontrar, quase todo mundo tem uma em casa, pois facilita muito a execução de tarefas. Recomendada para serviços mais leves.
– Furadeira com Impacto: Geralmente são usadas em construções e grandes obras devido ao impacto que auxilia na furação de concreto e outros materiais mais resistentes.
– Furadeira de Bancada: Como o nome já diz, é uma furadeira feita especificamente para ser fixada em bancadas. Esse modelo é muito utilizado em marcenarias, serralherias e cutelarias. Essa furadeira permite fazer trabalhos precisos com menos esforço.
– Furadeira Pneumática:  Desenvolvida para ser utilizada com compressores de ar, normalmente são um bom auxílio para empresas que possuem uma grande linha de produção, proporcionando melhor qualidade e reduzindo custos com energia elétrica.
Disponíveis no modelo elétrico 127V, 220V, ou bivolt e modelo à bateria.

PARAFUSADEIRA

Função:
Sua função principal é parafusar e substituir todo tipo de chave manual: Chave de Fenda, Philips, Torx, Combinada etc. Essa ferramenta pode ser fundamental na execução de algumas tarefas, como montar um móvel que você comprou, ou consertar o pé da cama que foi danificado pelo tempo.

Características:
Em relação a furadeira, a parafusadeira tem um RPM um pouco menor, isso significa que ela possui velocidade moderada, sendo ideal para o tipo de trabalho que ela exerce.

Além disso, outro fator determinante que diferencia as duas ferramentas é a regulagem de torque que a parafusadeira possui. Ou seja, com isso, o usuário consegue determinar a força que será aplicada em cada tipo de aperto ajustando o torque.

Todos os modelos de parafusadeira são equipados com mandril de aperto rápido.
Fabricadas para parafusar podem ser usadas com bits, soquetes, etc.

Modelos:

As parafusadeiras podem ser encontradas em vários modelos diferentes:
– Parafusadeira Articulável: Leve e compacta, cabe em qualquer lugar, ideal para ter em casa.
– Parafusadeira Angular: Projetada para parafusar em lugares de difícil acesso.
– Parafusadeira Pneumática:  Requer compressores de ar, normalmente utilizadas em empresas que possuem uma grande linha de produção, proporcionando melhor qualidade e reduzindo custos com energia elétrica.
– Parafusadeira Chave de Impacto: Utilizadas em trabalhos que exigem mais força, como por exemplo, colocar um parafuso em uma viga de ferro.
Disponíveis no modelo elétrico (127/220 ou bivolt) e modelo à bateria.

FURADEIRA/PARAFUSADEIRA

Função:
Por possuírem várias funções em apenas um equipamento, estão entre as ferramentas mais vendidas do mercado.

Características:
Esse tipo de máquina pode ser encontrada em todo tipo de trabalho, seja em casa, obras, construções de grande porte, oficinas, fábricas, serviços profissionais, marcenaria, etc.

Essas máquinas possuem níveis de Torque e RPM variados e até mesmo a função martelete em alguns modelos.
Permite o uso de brocas, bits, soquetes, chaves de impacto, batedores e mais uma série de funcionalidades para atender qualquer que seja a sua necessidade no momento.

Disponíveis no modelo elétrico (127/220 ou bivolt) e modelo à bateria.

Na nossa loja online, você encontra diversos modelos, com diferentes características para atender às suas necessidades! Clique aqui e confira!

Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários que nós iremos te responder.
Curtiu essa dica? Então compartilhe com os amigos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.