Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Folha de Lixa – Você sabe qual usar?!

Seja para uso profissional ou hobby, existem diversos tipos diferentes de Folhas de Lixa. Para te ajudar a descobrir qual você precisa, nós listamos os 5 tipos mais usados em acabamentos, manutenções, reparos ou reformas.

Lixa madeira

Indicada para lixamento a seco, a lixa de madeira pode ser utilizada em aplicações brutas, quando o objetivo é nivelar ou remover camadas maiores da peça trabalhada, e também para aplicações mais finas, ao dar acabamentos e tornar as superfícies mais lisas por exemplo.

Com costado de papel permite maior flexibilidade durante a aplicação. Muito utilizada na finalização do trabalho, antes da aplicação de tinta ou verniz.

Lixa massa

Ideal para massa corrida ou acrílica, gessos ou pinturas antigas. Normalmente utilizada na preparação para pinturas de paredes, pois remove as imperfeições e auxilia no alinhamento da massa corrida.

Há espessuras mais finas e também brutas, de acordo com a necessidade do serviço.

Lixa ferro

As lixas de ferro servem, geralmente, para superfícies metálicas e, logo, são aplicadas em trabalhos mais pesados. É recomendada para limpeza e remoção de oxidações, tintas e vernizes.

Para os trabalhos em metais, é imprescindível a escolha correta da granulometria da lixa, pois o uso inadequado pode danificar o material, o que vai atrapalhar e comprometer a finalização.

Lixa d’água

Indicadas para lixamento de superfícies úmidas metálicas, materiais compostos, massa plástica ou massa rápida. Pode ser utilizada em contato com água, gasolina, querosene, etc.

Recomendada para finalização após a aplicação de primers automotivos, e por isso, é bastante utilizada em trabalhos de funilaria.

Seca (ou No-Fil)

Utilizadas em trabalhos finos, como a preparação de superfícies, lixamento de seladores ou vernizes. Proporciona um acabamento sem marcas e sem agredir o material onde está sendo aplicado.

Possui costado de papel leve, ideal para utilização manual.

Gostou dessas dicas?
Compartilhe com os amigos e acompanhe nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.