Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Economize dinheiro com manutenção preventiva de equipamentos

Qualquer equipamento necessita de manutenção, principalmente aqueles que trabalham com energias mecânicas elevadas, como ferramentas de demolição hidráulicas, geradores de energia portátil, torres de iluminação e compressores de ar portáteis. Normalmente só pensamos em manutenção quando o equipamento apresenta problemas, a chamada manutenção corretiva. Mas sabia que esse ciclo de levar para manutenção só quando dá problema pode não apenas diminuir a vida útil do equipamento como ainda te fazer gastar mais dinheiro? É por isso que é mais vantajoso fazer uma manutenção preventiva de suas máquinas.

Diminua seus custos

Pode parecer loucura, mas levar sua máquina para manutenção antes dela dar defeito pode diminuir em muitos os gastos, como demonstrado pelo gráfico abaixo:

Quando pensamos em manutenção, a única coisa que vem à cabeça são os custos das peças de reposição. Ao considerar apenas isso, mesmo assim a manutenção preventiva se mostra favorável: afinal, é possível que o equipamento ainda esteja funcionando, mas esteja descalibrado ou com algum tipo de jogo imperceptível pelo usuário, mas que pode acarretar numa quebra real do equipamento a curto/médio prazo. Nesses casos, fazer uma manutenção preventiva no aparelho pode corrigir o problema antes que cause grandes estragos no equipamento, evitando uma quebra que com certeza trará muito mais despesas. E não falo apenas em despesas com peças de manutenção; temos que lembrar que o equipamento nunca avisa com atencedência quando vai quebrar, e muitas vezes acaba deixando-o na não nas piores horas possíveis. E essa é outra vantagem da manutenção programada: é possível preparar o cronograma de trabalho já pensando nessas manutenções, escolhendo períodos em que o uso dessas máquinas não é tão crítico, não gerando prejuízos referentes à obra parada.

Além da manutenção técnica, é importante também combiná-la com treinamentos e atualizações para os operadores das máquinas. Esse tipo de ação evita que seus funcionários utilizem a máquina do modo errado, ajudando não só o equipamento a dar menos problemas mas também agilizando o processo de trabalho e garantindo uma maior qualidade do produto final. Além disso, fazer com que os operadores passem por esses treinamentos faz com que eles entendam as vantagens da manutenção preventiva e fiquem sempre atentos ao cronograma de manutenção.

Por isso, é sempre importante antes de comprar uma máquina ou ferramenta conhecer a marca e saber se ela possui todo um cronograma de manutenções preventivas e uma equipe pronta para fornecer assistência a qualquer momento. Por isso, aqui na Piatã trabalhamos apenas com as melhores marcas do mercado, garantindo a qualidade e procedência de qualquer um de nossos produtos. Dá uma olhada no nosso site e conheça toda nossa linha de máquinas e ferramentas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.