Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Conheça os diferentes tipos de alicate

Alicates são uma das ferramentas mais úteis porque podem ser usados ​​para cortar, torcer e prender fios e metais. Quando procuramos por tipos de alicate para comprar, devemos observar o material do cabo, a precisão da dobradiça e da superfície de corte. 

É preciso que toda a ferramenta seja de boa qualidade, assim como a parte das áreas do corte, articulação e o material antiderrapante. A estrutura do alicate, em geral, consiste em duas alças, um pivô e uma cabeça. Por isso, muitos modelos de alicates são feitos sob medida para serviços específicos. 

Deseja conhecer um pouco sobre os principais alicates? Venha com a gente e descubra quais são!

Alicate de ponta: modelo ideal para consertos no ambiente domiciliar

Esse tipo de alicate tem a ponta chata e com mordida estriada. A principal função desse modelo é apertar e dobrar chapas, metais e fios. 

No meio dessa ferramenta, existe uma pequena abertura com a finalidade de pregar fusos cuidadosamente. Precisamos ressaltar que esse modelo de alicate tem um corte mais refinado e cauteloso.

O modelo de ponta também é muito procurado por artesões que precisam fazer trabalhos envolvendo cortes com mais precisão. Designers de joias tiram proveito dessa ponta mais fina do alicate, já que serve para apertar pingentes e peças de pulseiras. 

Não somente para eles, mas também por eletricistas, profissionais de área de computação. Comerciantes, bem como profissionais de tecnologia, também utilizam esse item. 

Alicate universal: um dos tipos de alicate mais funcionais

O alicate universal tem várias funções, mas a principal é cortar e encapar e desencapar fios. Outra função importante é a de dobrar fios. Se você é eletricista ou costuma fazer reparos na sua rede elétrica, precisa ter essa ferramenta no kit da sua casa.

Esse tipo de alicate é o mais utilizado por servir para uso profissional e doméstico. É como se as funções do alicate de bico e o alicate de pressão estivessem unidos em apenas uma ferramenta.

Alicate de pressão: item que não pode faltar no seu kit de ferramentas

Alicates de pressão têm cabeças diferentes e é usado para apertar tubos. Cada um é comprado para tipo específico. Eles não enferrujam e são distintos devido à ponta, que pode ser mais ou menos arredondada. Esse alicate também é útil para prender chaves sextavadas e outros tipos de materiais.

Os principais tipos de alicate de pressão possuem um ajuste para deixar a ferramenta do tamanho certo da chave ou o que for apertado. Esse alicate é um dos modelos mais duráveis e versáteis que existem e, é super fácil de usar. 

Serve tanto para apertar quanto para remover pregos, além de evitar que você gaste tanta energia durante o uso.

Agora você sabe quais são os principais tipos de alicate! Como podemos ver, há um alicate ideal para cada serviço. Eles são usados ​​para uma ampla gama de finalidades, desde cortar e torcer fios até apertar parafusos e remover pregos. 

De qualquer maneira, é essencial identificar a necessidade do uso e a finalidade para escolher o alicate certo. 

Se você gostou do conteúdo, precisa conferir as outras postagens do blog. Temos muitas dicas sobre obras, reformas e tipos de ferramentas. Assine nossa newsletter e não perca as próximas atualizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.