Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Conheça os diferentes tipos de bomba d’água e saiba qual escolher para sua necessidade

As bombas d’água são indispensáveis em projetos que, em algum momento, precisem realizar o transporte de grandes quantidades de água, pressurizando sua passagem. Seja para encher reservatórios industriais ou residenciais (como as caixas de água), ou mesmo para sucção e remoção de água em casos de acúmulo em local inapropriado, existem diversos modelos de bombas, que trabalham de diferentes maneiras e atendem requisitos diversos. Saiba mais sobre algumas delas.

Bomba-Dagua-PerifericaPeriférica: Trabalha acima do nível do solo, e não deve ser utilizada em profundidades superiores a sete metros. É indicada para poços, pois trabalha em alta pressão e seu desempenho é melhor transferindo baixos volume de água. É uma das bombas que necessitam da instalação da válvula de retenção, que não permite que a água retorne ao reservatório de origem.


bomba-centrifuga-worthington-D8141-300x244CentrífugaA Bomba centrífuga é o equipamento mais utilizado para bombear líquidos no saneamento básico, nos edifícios residenciais e na indústria em geral, transferindo líquidos de um local para outro.


submersaSubmersa: Como o nome já diz, essas são as bombas que trabalham dentro da água. Elas são divididas em dois grupos, chamados de submersível e submersa. A bomba submersível realiza o trabalho por um determinado período (que varia de acordo com o fabricante), mas deve ser retirada da água após o uso, secada e guardada. Por isso, essa bomba é indicada para casos de inundações. Já as submersas são produzidas para permanecer dentro da água. Os modelos podem ficar a, no máximo, 20 metros de profundidade – valor que varia de produto para produto. Para controlar o volume de água dentro do reservatório, é indicada a instalação de uma boia de nível.


autoaspiranteAutoaspirante: Único tipo de bomba que não precisa da instalação da válvula de retenção, já que foi desenvolvida para transferir a água sem deixar que ela retorne. Também é indicada para poços ou reservatórios de até sete metros de profundidade, pois trabalha acima do solo.


injetora bombaInjetora: Indicada para transferência em grandes profundidades (até 20 metros). Trabalha em alta pressão e também funciona a seco.


poçoComo escolher a bomba d’água ideal para uso em poço?

A escolha do melhor sistema de bombeamento de um poço artesiano depende da análise de vários fatores, onde se incluem: altura, distância, bitola do cano, freqüência de uso, qualidade da água, capacidade da rede elétrica, etc. Para um poço em que o nível de água é alto poderá optar por uma bomba d’água para poço submersa, que costuma precisar de menos manutenção. Já para um poço com água muito abaixo do nível do solo terá que optar por uma bomba d’água externa (periférica).


A Piatã Brasil conta ainda com uma diversa linha de bombas d’água para bombeamento de água em poços, abastecimento de água em residências, abastecimento de água em tanques e bebedouros de animais, etc. Você pode ver toda nossa linha de bombas d’água em nosso site.

Caso não saiba exatamente qual a melhor bomba d’água para sua necessidade, consulte-nos e nossos vendedores poderão ajudá-lo.

11 Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.