Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Como efetuar uma reforma gastando pouco?

Realizar a reforma de um ambiente ou de vários espaços não precisa ser sinônimo de gastos sem fim. Com uma boa estratégia e os cuidados certos, você consegue transformar os cômodos sem precisar gastar demais.

Isso exige uma alta dose de organização e, também, o uso dos recursos ideais para concluir as tarefas necessárias. Ao final, você terá a chance de obter o resultado desejado sem que o orçamento mensal saia prejudicado.

Que tal ficar por dentro de algumas dicas para efetuar uma reforma sem ter que gastar demais? Nós vamos te ajudar! 

Crie um planejamento para a sua obra

Não importa se a mudança no cômodo vai ser pequena e, por isso, parece ser simples de fazer. Quanto menos planejamento houver, maiores serão os riscos de ter que pagar além do desejado. Por isso, é importante criar um planejamento da obra.

Não é preciso ter um projeto completo, igual ao de um arquiteto ou engenheiro. No entanto, você deve especificar as etapas, criar um cronograma e estabelecer um teto para o orçamento.

Assim, você sabe o quanto pode gastar com cada etapa e não corre o risco de incluir cada vez mais mudanças, o que compromete os gastos e também o tempo de execução da obra.

Materiais de qualidade

Muita gente pensa que, para economizar, vale a pena comprar materiais e ferramentas de menor valor ou qualidade. O problema é que, muitas vezes, os produtos rendem menos e também duram menos. O resultado? A necessidade de efetuar novos gastos.

Por isso, o ideal mesmo é adquirir produtos de qualidade reconhecida e com bom custo-benefício. Na hora de comprar ferramentas, escolha opções modernas de marcas consolidadas. Nas próximas vezes em que você for usar os itens, vai se agradecer por ter tomado essa decisão.

Mão de obra especializada

Além disso, a sua reforma deve contar com o apoio de quem mais entende do assunto. Isso significa que o ideal é contar com uma mão de obra que seja altamente preparada e especialista nas atividades.

Novamente, é uma questão de saber que o barato sai caro. Escolher o profissional que cobra o menor preço nem sempre pode ser a melhor saída, pois as chances de ocorrerem erros se tornam maiores. Na prática, o retrabalho gera novos custos, o que pode prejudicar o orçamento final da reforma.

Então, prefira ter o apoio de profissionais que são experientes, com boas referências e trabalhos anteriores adequados. Assim, você terá a chance de conquistar os melhores resultados.

Aproveite para colocar a mão na massa

Como a intenção é gastar pouco com a reforma, você pode diminuir alguns custos ao se envolver ainda mais com o processo. Como? Basta colocar a mão na massa e realizar, você mesmo, algumas das modificações.

Isso nos leva de volta para o ponto que envolve a compra de bons materiais e ferramentas. Com a ajuda dos recursos certos, fica muito mais fácil trabalhar as suas habilidades e ajudar a transformação dos ambientes do seu lar.

Fazer reforma gastando pouco é, sim, possível e depende do planejamento e das suas escolhas. Com essas dicas, você poderá alcançar o resultado desejado sem precisar fugir do orçamento.

Que tal ajudar aquele amigo que também pretende fazer uma obra? Compartilhe o post nas suas redes sociais e mostre as dicas para os seus colegas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.