Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

5 Ferramentas essenciais para facilitar o trabalho no campo

Dia 25 de Maio, comemoramos anualmente o dia do Trabalhador Rural. Atualmente, no Brasil, existem cerca de 18 milhões de trabalhadores rurais, que com muita garra e dedicação levam alimentos e produtos de qualidade às nossas casas.

O dia a dia desses trabalhadores no campo é puxado, e, a rotina de afazeres muitas vezes se torna desgastante. Pensando em reduzir o desgaste físico, poupando tempo e esforço, listamos algumas dicas de equipamentos, máquinas e ferramentas que podem auxiliar nessa missão.

1 – Pulverizador Costal ou Manual
Os Pulverizadores são utilizados, geralmente, para distribuir produtos agroquímicos, nutrientes ou fertilizantes de maneira eficiente e ampla. O pulverizador garante que o produto seja distribuído proporcionalmente, em quantidade correta e nos locais desejados, de forma abrangente.

Os Pulverizadores manuais são muito utilizados em hortas, jardins, canteiros ou locais que precisem de menor quantidade de produto, pois o armazenamento de líquido é limitado, devido ao tamanho de cada recipiente. Os pulverizadores costais, por terem um recipiente maior para armazenamento, permitem a aplicação em áreas maiores, como pastos e pomares.

2 – Roçadeiras – Aparadores – Cortadores
Ferramentas indispensáveis no trabalho rural, elas são utilizadas para aparar grama, ervas daninhas e pequenas árvores por exemplo.

Os Cortadores de Grama costumam ser usados em áreas maiores, sejam eles planos como também com relevos. A escolha do modelo e do motor do cortador de grama, é preciso levar em conta o tamanho da  área a ser trabalhada e o tipo de vegetação que será cortada. Alguns Cortadores contam com os coletores de grama, o que facilita a limpeza do ambiente após o trabalho realizado.

Já as Roçadeiras, normalmente são usadas em locais de difícil acesso para um cortador de grama, pois seu formato e tamanho permitem acesso a locais mais difíceis de acessar, que não seria possível utilizar um cortador por exemplo.

Por serem movidas à bateria, à energia elétrica ou à combustão, é fundamental avaliar o local onde a Roçadeira será utilizada para escolher o modelo adequado a necessidade do local.

Muito semelhantes as roçadeiras, mas com função bem diferente são os Aparadores. Por serem leves, de fácil manuseio, prático e funcional, os Aparadores são muito utilizados em jardins ou áreas relativamente pequenas. Eles são usados no corte de grama, ou para retoques e acabamentos em árvores e arbustos, por exemplo, pois proporcionam mais precisão ao acabamento do corte.

3 – Ferramentas Manuais
As Enxadas são a grande conhecida dos trabalhadores no campo. Ela auxilia no revolvimento do solo, na mistura para incorporação de adubos e na remoção de ervas daninhas ou espontâneas que possam atrapalhar a plantação. Também muito utilizada para cavar, movimentar areia ou capinar pequenas áreas, as enxadas são fundamentais no auxílio do trabalho no dia a dia do campo.

As Cavadeiras também são um grande auxílio na rotina do trabalhador rural. Utilizadas para abrir buracos, plantar e transplantar mudas, colocar postes, abrir valas para canos ou cavar e retirar a terra sem grande desgaste. É um equipamento de fácil manuseio, muito leve, prático e funcional.

Já o Ancinho ou o Rastelo, que possuem funções semelhantes, são utilizados para limpeza, escarificação da superfície e nivelamento do solo. O ancinho tem um maior número de dentes e mais próximos uns dos outros, desse modo, ele acaba sendo mais eficiente em juntar a sujeira e folhas secas resultante da poda e capina, por exemplo.

4 – Arames e Acessórios
Os Arames em geral, são utilizados para delimitar espaços e terras. O Arame Farpado costuma ser mais utilizado para as cercas nas áreas rurais, pois é um ótimo aliado na contenção de gados e demais criações que possam haver no local. É feito de material galvanizado e devido a torção dos fios, a cerca fica mais esticada, o que colabora na economia com os mourões.
Ele é mais indicado para terrenos acidentados e regiões montanhosas já que permite a construção de cercas com curvas e desníveis sem comprometer o esticamento da cerca.

Os Esticadores de arame são ferramentas manuais ideais para auxiliar a montagem e construção de cercas rurais e na formação de alambrados de tela. Eles são fáceis de utilizar e dão total controle na tensão dos arames, o que mantêm um padrão durante a montagem.

Outro acessório que pode auxiliar na montagem das cercas é a Broca para Mourão. Elas podem ser usadas em furadeiras elétricas e à bateria, facilitando a furação para a passagem do arame. Além de garantir mais agilidade no processo de montagem da cerca em grandes áreas.

5 – Equipamentos de Proteção Individual
As Luvas e Mangotes, são recomendadas para proteger o trabalhador rural contra materiais e objetos abrasivos que possam causar cortes, perfurações ou ferimentos na pele.Por serem resistentes e de material reforçado, elas também evitam que ele entre em contato direto comquímicos como os agrotóxicos, fertilizantes, solventes, corrosivos etc. As Luvas diminuem a possibilidade de transmissão de doenças decorrentes de produtos infecciosos ou parasitários, e também podem proteger contra picadas de animais peçonhentos.

Os Sapatos, Botas e Botinas de proteção também são grandes aliados na lida do campo. As Botas de PVC são as mais comuns, por serem impermeáveis, resistentes e com estrias no solado são utilizadas para trabalh

os em terrenos úmidos, lamacentos, encharcados, contaminados por produtos químicos ou dejetos de animais.

Já a Bota de Couro, com biqueira reforçada é ideal para trabalhos que envolva perigo de queda de materiais ou objetos cortantes e pesados ou pisões de animais.

As perneiras são itens complementares aos calçados de proteção, que servem para adicionar uma camada extra de segurança para quem trabalha em atividades mais arriscadas. Muito usadas por profissionais que cortam árvores, as perneiras evitam que facas, facões ou serras causem cortes ou escoriações nas pernas dos profissionais.

 

O uso dessas ferramentas e equipamentos, pode trazer mais comodidade, agilidade e segurança à rotina. Tudo isso e muito mais, só a Piatã Tem!
Acesse nosso site: www.piatatem.com.br e confira nossas ofertas exclusivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.